Páginas

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Os Vagabundos Iluminados - Jack Kerouac



Parece uma contradição afirmar que pessoas em meio a bebedeiras, orgias, festas e saraus etílicos estão buscando a iluminação e elevação de seus espíritos. Mas os chamados vagabundos do Dharma não viam nenhum problema em guiar suas maltrapilhas existências em função disso.

Os Vagabundos Iluminados narra o encontro do jovem escritor Ray Smith com o fascinante Japhy Rider, um zen-budista estudioso das filosofias espirituais do oriente e praticante de montanhismo. No decorrer da história, a vida simples de Japhy, com pouco dinheiro e muita curtição e contemplação, apresenta a Ray uma nova perspectiva sobre as coisas e sobre a vida. Suas viagens, passeios e conversas retratam a coerência e a sabedoria louca de seus ideais.

O termo beat vem da palavra beatitude, que significa o pleno bem-estar espiritual, e por isso mesmo muitos consideram esse romance como sendo o que melhor retrata a geração beatinik. Os personagens, como não poderia ser diferente, são todos vagabundos que quebram com os padrões estabelecidos mas, desta vez, eles têm um propósito muito claro: a iluminação. A escrita rítmica de Kerouac está no seu auge, com diálogos insanos e narrativas que fluem no compasso quase que da oralidade. Vale a pena conferir o ícone de uma geração no melhor de sua essência.




Fonte: Ler Devia Ser Proibido

Nenhum comentário:

Postar um comentário