Páginas

terça-feira, 30 de abril de 2013

Curso de Cinema - Lista dos Selecionados



Segue abaixo a lista dos selecionados, gostaríamos de ressaltar e justificar os quesitos de seleção deste curso, afim de tornar o processo seletivo o mais transparente possível.

Foram 200 inscrições, no qual tivemos que encerrar o período de inscrições 2 semanas antes do determinado devido à grande quantidade, se não haveria pelo menos 400 inscritos.

O critério de seleção foi a partir da adequação da proposta do curso em relação às expectativas dos candidatos, ou seja, foram selecionados as inscrições em que o candidato escreveu suas expectativas e perspectivas, onde estas foram de encontro ao projeto pedagógico no qual o curso se propõe a cumprir.

O projeto pedagógico, portanto, prevê uma discussão mais aprofundada sobre a função social do cinema e suas consequências estéticas, políticas e filosóficas na sociedade, e a partir disso uma ação (produção) coerente com estas questões que obviamente perpassam por um viés contra a indústria cultural e consequentemente contra um pensamento e produção de mero lazer e entretenimento, como é o cinema que todos já conhecem, ou seja, o curso não tem um viés tecnicista, onde só se aprende a técnica, aliás, a técnica é o que menos interessa a essa proposta político pedagógica. Outro quesito que surgiu devido a grande demanda de inscritos foi dar a preferência para quem é da cidade de Guarulhos, pois muito da discussão e produção será a partir de reflexões sobre a cidade.

O objetivo, portanto, não é formar artistas e/ou profissionais na área e muito menos qualificar e inseri-los no mercado de trabalho, e sim formar cidadãos críticos.

Foram selecionados então perfis de candidatos que possuam algum engajamento social, que não tenham, ou tenham pouca experiência em prática audiovisual, sejam da cidade de Guarulhos, e objetivam utilizar a prática audiovisual para ações e produções que já prevejam uma reflexão com conceitos como subjetividade, identidade, cultura e seu diálogo direto com a sociedade.

É claro que mesmo assim, ficaram muitos ótimos candidatos fora da seleção final, o que nos deixa angustiados, porém felizes, pois percebemos a grande demanda que a cidade tem, e por este motivo creio que está comprovado a demanda e necessidade que o poder público deverá dar conta, e creio que todos devam cobrar isso.
E este curso como devem saber é uma iniciativa independente, quase de resistência, tanto do espaço como ateliê, biblioteca comunitária e de formação cultural. O conceito do espaço é pensar a arte e cultura sob este viés.

Esperamos ainda em breve abrir outras turmas em projetos diferenciados, como por exemplo para professores, ou com quem já tem experiência, levando em consideração os perfis de candidatos inscritos e é claro dando preferência para os mesmos.

Obrigado pelo interesse e me coloco a disposição para quaisquer esclarecimentos.
Andre Okuma
cursocinema308@gmail.com


Selecionados:


Ana Carolina Oliveira Gomes
Alexandre Pereira Novais
Anderson Jesus da Silva
Antonio Carlos Duarte Dias
Camila Coelho dos Santos
Cleber Olegario Nascimento Melo
Clovis Policarpo
Daniela Dias Esteves Lima
Eduardo Cavalheiro
Elís Mendes Lucas
Fabiana Ruiz da Silva
Fábio Hidalgo Valente Bordalo
Fernanda Bonomo de Oliveira
Jackeline Elaine Mariano
Jéssica Leandro da Silva
Joao Ferreira Filho
Juliano Lourenço Ferreira de Moraes
Leonardo Martins Nietzsche
Lilian Socio da Silva e Sá
Luciana Kayano Makiyama
Luiz Gustavo Aparecido Marcolino
Maria Costa Ramos
Natália Neumann Dias do Nascimento
Pedro Alves dos Santos
Raphael Rodrigues da Silva
Raul da Rocha Cichetto
Renato da Silva Santos


INÍCIO DAS AULAS: 04 de maio de 2013 (aos sábados das 18h às 20h)



Nenhum comentário:

Postar um comentário