Páginas

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O Theatro Municipal de São Paulo, de Edison Veiga e Vitor Hugo Brandalise





O livro dos jornalistas Edison Veiga e Vitor Hugo Brandalise foi lançado no dia 11 de setembro de 2013 na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo.


fonte: Arqbacana
Publicada pela Editora Senac, a obra conta a história do famoso teatro paulistano – que completou 102 anos recentemente – através de experiências memoráveis de pessoas famosas e anônimas relacionadas ao local. “A nossa ideia era dar vida ao prédio por meio dos seus personagens, as pessoas que por lá passaram”, explicou Veiga.
De forma não linear, Edison e Vitor contam episódios importantes da história do teatro, como a Semana de 22, as três grandes reformas que o prédio sofreu e a própria construção do edifício.
“A ideia surgiu em 2008, a partir de uma série de reportagens que a gente fez sobre um caso de denúncia de fraude na compra de instrumentos musicais. Nesse momento a gente teve contato com esses cem anos de história do Teatro Municipal e viu que renderia certamente um livro”, contaram os jornalistas.
A pesquisa – feita em revistas da época, arquivos de jornais e de universidades, na Prefeitura da Cidade de São Paulo e no próprio Municipal – levou quatro anos, durante os quais os autores realizaram 198 entrevistas e leram cerca de 200 livros. Edison Veiga é jornalista e escritor e assina a coluna Paulistices, publicada semanalmente no caderno Divirta-se do jornal O Estado de S.Paulo. Vitor Hugo Brandalise é jornalista há seis anos – já trabalhou como repórter nos jornais O Estado de S.Paulo e La Voz de Galícia, da Espanha – e atualmente é editor de reportagens da revista GQ e mantém um blog sobre literatura.
A publicação reúne 100 crônicas em 366 páginas.


Este exemplar está disponível para empréstimo na bilioteca comunitária

Nenhum comentário:

Postar um comentário